Os 7 velhos pecados capitais – V.

Esse é o meu pecado favorito. Um dos primeiros que foi escrito. Simples na execução. O que ficou mais perto do que tinhamos em mente. Estruturalmente é bem simples, com apenas três planos, conseguimos montar um cenário, uma ação e algumas risadas.

Muito se fala em realidade virtual. Poucas pessoas notam que o cinema cria muitas realidades virtuais. Não estou me referindo aos dinossauros, ou super-heróis fantásticos, esses efeitos de computador. A linguagem cinematográfica é mais que isso. Com a colocação de um plano antes de outro, é possível criar um espaço que nunca existiu.

Assim foi construída essa história. Nenhum dos atores se encontrou em cena. Foram gravados separadamente. Por praticidade, Lázaro e a Tatiane estavam no Teatro Eugênio Kusnet, mas poderiam muito bem estar distantes. Como a garota tomando sol estava.

Essa garota de Biquini é Carol Piscitelli, que eu o Rui vimos numa peça atuando ao lado de um amigo. Cheios de segunda intenção, pedimos o contato e a chamamos para essa pequena participação – nenhum dos dois teve sucesso. Sem outros motivos, a convidei para ser atriz principal num curta, mas ela recusou educadamente. Gravamos a cena no apartamento de um amigo, Pablo Zurita, que na época tinha uma vista privilegiada para uma piscina.

Enfim… retornando a estrutura do curta. Com um corte, o diretor pode criar espaços na cabeça do espectador. Mas não é só isso. Kulechov, cineasta russo, dizia que a união de dois plano pode criar sentimentos, sensações. Num estudo ele colocou um homem sem expressão, cortou para um plano de comida, as pessoas viram fome. O mesmo homem para um revólver, medo. Uma cena erótica, desejo. Foi essa a última idéia que aproveitamos. Mas preferimos colocar expressão em Lázaro, só para prevenir.

Em resumo, Lázaro nunca viu Carol, nem chegou perto dela, mas na nossa cabeça ele está logo ali, desejando estar mais próximo ainda. O sentimento e a proximidade estão na sua cabeça. O cinema cria realidades virtuais.

((continua no próximo pecado))

Anúncios

~ por GOM em 1 abril 2008.

3 Respostas to “Os 7 velhos pecados capitais – V.”

  1. parei agora pra ver a série dos pecados e me deu uma saudade da porra dos tempos da faculdade… eu, tu e o rui olhando (e só olhando mesmo…) pra bundas de passagem e falando uma quantidade de besteira…

  2. bons tempos… que não voltam mais. uma pena.

  3. Quanto tempo! Aqui é a própria Carol Piscitelli. Uma aluna veio hoje me falar que fez uma pesquisa sobre mim no google e que me viu nessa página! Então aqui vai o meu abraço para esses mocinhos que me convenceram a ficar de biquine para fazer um filme! Esse you-tube…rsrsrs. Aproveitem e entrem no meu site: http://www.carolinapiscitelli.com.br
    Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: