Hidden Blade.

Por motivos que não entendo, Hidden Blade nunca chegou às salas brasileiras. O filme anterior do diretor Yoji Yamada, Samurai do entardecer, fez sucesso, a crítica elogiou e ficou em cartaz um bom tempo nas salas do circuito de arte – pelo menos aqui em São Paulo -, talvez seja por que este concorreu ao oscar de filme estrangeiro. Assim fomos privados de ver essa outra obra-prima de Yamada.

Em vários aspectos Hidden Blade se assemelha ao Samurai do entardecer. Não estamos na época áurea para os samurais, o declinio é evidente e nesses momentos os valores desses homens são colocados à prova. Acompanhamos Katagiri e seus conflitos entre defender o feudo, sua honra e ainda conseguir a mulher que ama.

Yamada é sóbrio no contar da história. Quebra a dramaticidade com um humor ingênuo, tornando tudo mais leve, sem deixar de ser agudo. O roteiro segue sem atropelos e as passagens de tempo são bem construídas. Uma direção discreta, mas segura – como um bom samurai.

Uma pena não ter visto esse filme numa tela grande. Baixei um torrent que encontrei nesse blog. Vem em duas partes com legendas em inglês. Sei que Samurai do entardecer e Hidden Blade fazem parte de uma trilogia de Yoji Yamada, vou procurar o terceiro se dúvida. Esse foi um dos melhores que vi em meu computador esse ano.

Anúncios

~ por GOM em 23 setembro 2008.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: