Bushi no ichibun.

Esse aí é o título em japonês do terceiro filme da trilogia sobre samurais de Yoji Yamada. Em inglês virou Love and honor. Depois que vi Hidden Blade, corri para baixar e coloquei no topo da lista dos que tinha que assistir. Quem gosta do universo dos samurais deve fazer o mesmo.

Love and honor é o mais romântico dos três filmes de Yamada. Nem por isso menos forte, ou consistente. Em todos os três, temos algum interesse amoroso permeando a história. Desta vez o sentimento fica em primeiro plano. Mas não pensem que se trata de uma bobagem romântica. Os conflitos de um samurai estão presentes, bem como a mudança do cenário político no Japão.

Não vou me alongar contando a história – que você acha na web fácil. Vou cansar de elogiar a direção de Yamada. Que facilidade em contar uma história! Planos simples e diretos. Montagem clássica, com cortes secos, mesmo em passagens de tempo. Filme enxuto, nada é gratuito. Vale perceber como ele utiliza os animais para ajudar a contar o enredo. Um belíssimo filme! Que os brasileiros não terão a chance de ver no cinema.

Yamada nasceu em 1931, começou a dirigir em 1961. Portanto tem 47 anos de experiência atrás das câmeras. Uma pena ele ter declarado que não voltaria a fazer filmes de samurai. Nesses três ele mostrou que temos muito o que aprender – tanto com ele próprio, como com os samurais.

Anúncios

~ por GOM em 4 outubro 2008.

3 Respostas to “Bushi no ichibun.”

  1. A trilogia acabou de entrar para a lista das minhas férias!rsrs

  2. Olá, como faço para baixar esse filme?? Algum programa??
    Obrigada…

  3. Eu também gostei pra caramba da trilogia samurai de Yoji Yamada, um diretor incrível. Já vi alguns filmes da série “Otoko wa tsurai yo” estrelado por Kiyoshi Atsumi. É difícil encontrar muitos filmes de Yamada, estes por serem mais recentes, ainda dá pra baixar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: