A liberdade de Darren.

the_wrestler02

O que mais me impressionou em O lutador foi o trabalho de câmera. A liberdade que Darren Arnofsky conseguiu. A maturidade que ele mostrou. Nos trabalhos anteriores que vi, sua câmera estava presa. Não no sentido literal, mas havia ali uma prisão de conceitos.

Em Pi e Réquiem vemos sequências inteiras muito parecidas. Os dois filmes tocam a mesma nota. O que é invenção no primeiro, passa a ser cópia no segundo. E enfraquece os dois. O que era estilo, vira muleta. Darren estava sem saída. Fez um terceiro filme que não vi. Até onde sei não perdi muita coisa, todo mundo desceu a lenha.

(aqui vale um parêntesis, a diferença entre estilo e muleta é tênue. muita gente confunde. estilo hoje pode ser muleta amanhã e uma vez muleta, pra sempre muleta. exemplos de diretores cheios de muleta: M. Night Shyamalan e Lars von Trier. Tarantino tem estilo, Guy Ritchie tem muletas. diretores com estilo: Clint Eastwood e Martin Scorsese. muitos chamam muleta de assinatura, mas isso é conversa pra boi dormir)

Muitos exaltam a ressurreição de Mickey Rourke. Eu comemoro a volta de Darren. Se colocarmos Pi e O lutador lado a lado, veremos uma diferença enorme. Veremos como Darren libertou sua câmera e tornou seu cinema mais forte. Sem dúvida é o melhor trabalho do diretor.

Só isso já valeria o flime. Ainda temos Mickey numa performance fantástica. Vale lembrar que sua participação em Sin City já foi excelente. E como me lembrou ZP, ele interpretou um travesti em Animal Factory (dirigido pelo Steve Buscemi) muito bem. Pra fechar, Marisa Tomei está um espetáculo. De beleza, sensibilidade e entrega. Esse filme tem alma.

Anúncios

~ por GOM em 21 fevereiro 2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: