arquivo X vs. lost.

x-files1

Sei que o assunto é antigo, papo velho. Mas é uma introdução para o próximo post.

Desde que Lost apareceu, escuto comparações com a extinta Arquivo X. Acho que uma olhada rápida pode causar engano e foi isso que aconteceu. Podem ter semelhanças na aparência, mas são bem diferentes no fundo. Como caqui e tomate.

Proponho outra metáfora. Em Arquivo X você está em um jogo de pôquer entre amigos. Em Lost você joga cartas com mafiosos russos que nunca viu na vida. Na primeira situação, você se diverte, pode perder alguns trocados e ganhar outros. Vez outra fica sem saber se estão blefando ou não. Na segunda, você sabe que sairá perdendo no final da partida – ou ganhará a mesa e será morto, ou perderá tudo.

Arquivo X nunca prometeu resolver os mistérios. Tinham vários episódios que inclusive tiravam um sarro do “mistério”. Desvendar era um trabalho para os agentes Mulder e Scully, eles ficavam frustados ao não resolver. Nós espectadores torcíamos, ficávamos envolvidos, mas a frustração era deles. Havia humor. Lost diz que vai solucionar tudo. E esse tudo só aumenta. Acho pouco provável resolver tudo de maneira satisfatória. Algumas soluções serão fracas e não irão agradar a todos. Não há humor em Lost.

Além disso, quando acompanhávamos as investigações de Mulder e Scully, sabíamos o mesmo que seus personagens. Eles conduziam a trama. A surpresa era deles e nossa. Não havia segredo entre os personagens e o espectador. Lost trabalha de outra forma. Existem segredos em toda parte. Entre eles e conosco. É um exagero de gente na ilha e de mistérios. Assim, tudo surpreende. É mais fácil de trabalhar o suspense. Tudo fica no ar e quando colocarem o pé no chão, a frustração será geral.

A emoção de jogar pôquer com mafiosos russos é maior, sem dúvida. E o preço a ser pago também será. Eu prefiro um jogo honesto entre amigos, sei onde estou entrando e como vou sair.

Anúncios

~ por GOM em 28 março 2009.

2 Respostas to “arquivo X vs. lost.”

  1. e o pior é que continuo assitindo ao Lost, sabendo da decepção no fim. acho que no início os criadores deviam ter tudo planejado, mas aumentaram muito o tamanho do projeto e, consequentemente, a encheção de linguiça

  2. Pois é… nadei um monte até agora. Chego na praia, mesmo que seja feia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: