lost vs. the shield.

theshield_06x061

Se Lost é jogar pôquer com mafiosos russos, o que seria o The Shield? Não sei se essa metáfora cabe para definir essa série policial. Eu acho que The Shield é o oposto de Lost. O oposto na relação entre a série e seus espectadores.

Enquanto Lost joga com aquele jogo de saber e não saber, The Shield mostra logo o que está na mesa. A série não se interessa pelas cartas que cada um tem na mão e sim com o que eles irão fazer com elas. Eu acho isso bem mais interessante. Nossa surpresa não está na revelação de algo inédito, inesperado. Está na ação e reação de cada personagem, qual trama será urdida? Que mentira será contada? E quanto tempo ela resistirá?

Hitchcock – o mestre – disse uma vez que a graça não era explodir uma bomba num trem de repente. A graça era o espectador saber da bomba enquanto os personagens desconhecem sua existência. Vemos o relógio chegar perto do zero e todos estão calmos tomando whiskey. Ele queria dizer que não devemos esconder nada de quem está na poltrona. Este deve saber de tudo. Devemos é brincar com isso. Segurar a audiência pela ignorância me parece trapacear. Claro que nem sempre isso é possível, nem sempre é a melhor opção. Mas fazer uma série inteira baseada nesse princípio, acho uma apelação. Existe um jogo entre os personagens, é errado pensar que ao subtrair informação desse jogo do espectador você o inclui. É como se ele estivesse fantasiado numa festa de gala.

Tinha que escrever primeiro um texto sobre Arquivo X para dizer que dá pra trabalhar melhor esse mistério todo na relação com a audiência. Acompanhei um ano e pouco de Lost e cansei. Os princípios que alicerçam a série são fracos. Basicamente é mostrar algo que nunca vimos, não dizer o que era aquilo nem seu significado e prometer que no futuro será dito a verdade.

Como disse, The Shield é o oposto. Acho que a melhor comparação é com uma partida de xadrez. Conhecemos o tabuleiro, suas peças e movimentos. O segredo do xadrez é esconder seu jogo debaixo do nariz do oponente. Está tudo ali, às claras, na vista de quem quiser ver. A graça é ver qual será a próxima ação do jogador e qual será a reação do outro.

Brinca de esconde-esconde é coisa de criança.

Anúncios

~ por GOM em 29 março 2009.

Uma resposta to “lost vs. the shield.”

  1. Eu gosto bastante de xadrez!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: