The Shield.

imagem1

Uau! Da minha boca só pode sair essas três letras. Isso se tivesse alguém aqui do meu lado para me escutar às três da manhã. Acabo de ver o último episódio da derradeira temporada dessa espetacular série policial. A sétima temporada segue o mesmo pique das anteriores, é difícil parar de assistir até chegar ao final. Episódio atrás de episódio, você fica preso.

Já vi séries piorarem com os anos – a maioria delas. Outra melhoram em uma ou outra e depois caem, passam do tempo, vivem mais do que deviam. Algumas – poucas – mantém o mesmo nível, do começo ao fim. The Shield é a primeira que vejo melhorar a cada temporada. Se alguém viu a primeira e achou boa, veja a segunda. A segunda é muito boa? Prepare-se para a terceira. A quarta… bom… vocês já entenderam.

O negócio é que quando chegamos na sétima, somos reféns de seus personagens. Não sabemos pra que lado torcer. Cada hora é tão bem escrita que temos uma enorme empatia pelo policial corrupto. Pela sua honra distorcida. Ao mesmo tempo que queremos ele preso, desejamos que ele saia ileso e termine numa praia tomando margueritas. Não posso deixar de citar Michael Chiklis por sua fabulosa atuação como Vic Mackey. A força que ele dá ao personagem. Força física mesmo, coisa que nem Stallone cheio de muque consegue. Força criativa, de nos fazer crer em milagres e planos mirabolantes.

O grande trunfo da série é sua honestidade. Em nos colocar ao lado de cada personagem, como se fossem pessoas de verdade. Eles são nossos amigos e ficamos envolvidos. A espiral de desgraça que eles se metem nos levam junto. A cada decisão tomada, ficamos tensos na cadeira. Uma tensão que está no futuro da vida daqueles na tela, e não num segredo, ou fantasma, ou qualquer outro tesouro escondido. Depois de ver toda a série, posso garantir que ela mantém isso até o final e mesmo assim pode ser surpreendente.

Acho que já falei bem demais. Está na hora de dizer os pontos negativos. Quando passar a assistir e baixar, vai ficar maluco checando se os episódios já baixaram. Vai começar uma temporada e terminar tão rápido que a anterior ainda não veio inteira. The Shield vicia. E só termina no décimo terceiro episódio da sétima temporada. Quando terminar só conseguirá dizer: Uau!

Anúncios

~ por GOM em 21 abril 2009.

Uma resposta to “The Shield.”

  1. fodida demais.
    diga, vc já viu sopranos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: